Teste ANPAD: Inglês instrumental ou inglês geral?

teste-anpad-ingles-instrumental

Se você está em dúvida sobre qual tipo de curso de inglês escolher, veja aqui as principais diferenças entre um e outro e opte pelo que vai de encontro à sua principal demanda

Você vai fazer uma prova de mestrado ou doutorado que exige conhecimento de inglês, o que você faz? Procura um curso de inglês, certo?

Aí você se depara com cursos de inglês instrumental e de inglês geral. Mas qual fazer? Qual é a diferença entre Inglês Instrumental e Inglês Geral?

Essa acaba sendo também uma questão recorrente no meu dia a dia, pois as pessoas me perguntam: qual é a diferença entre o seu curso Inglês para Prova® e os outros cursos de inglês que encontramos por aí?

A resposta é simples: depende do seu objetivo. É ele que direciona sua busca.

Se você quer aprender a falar inglês ou conhecer o inglês de uma forma mais abrangente, o ideal, então, é procurar por um curso de inglês geral. Normalmente, esses cursos priorizam a conversação e vivência com o inglês falado de forma geral, pois isso proporcionará viajar e vivenciar uma linguagem mais corriqueira.

Nesse caso, outras habilidades, como a leitura aprofundada não é explorada e trabalhada no curso de inglês geral.

Por outro lado, se o seu objetivo é fazer uma prova de mestrado ou doutorado no Brasil, o curso de inglês geral não é a melhor opção pelas seguintes razões:

1) o foco destas provas está na leitura e entendimento mais específico da língua inglesa, pois são cobrados a leitura e compreensão de textos acadêmicos que não são trabalhados nos livros didáticos do curso de inglês geral.

2) o vocabulário exigido é específico de uma área, por exemplo, a área de Administração. Esse tipo de vocabulário você não encontra no curso tradicional de inglês.

Outra diferença entre os cursos de inglês geral e instrumental é a qualificação específica do professor para trabalhar com provas de mestrado e doutorado.

Às vezes, o curso de inglês geral coloca um professor para preparar o aluno para a prova de mestrado como a ANPAD, por exemplo.

Mas, muitas vezes, o professor não tem experiência e nem conhecimento da prova. Ele provavelmente vai procurar um livro no mercado sobre inglês instrumental e passar para o aluno.

E aí vem outro ponto discutível: o livro de inglês instrumental.

Será que tudo que está no livro de inglês instrumental é aplicável numa prova como ANPAD ou CENEX? O que selecionar? Como aplicar na prova?  

O aluno precisa ter certeza e confiança que está adquirindo um curso de qualidade e que o profissional saiba do que está falando.

Talvez, seja essa a maior diferença entre o curso Inglês para Prova® e os demais: a minha experiência e conhecimento em detalhes de provas como ANPAD e CENEX.

Então, se você está buscando um curso para preparar para uma prova de mestrado ou doutorado, o melhor é um curso de inglês instrumental.

Foi visando atender uma demanda bastante específica do inglês para mestrados e doutorados que criei o Inglês para Prova®.

Hoje trabalhamos com duas provas específicas: ANPAD, voltada aos cursos de Administração e Contábeis de diversas universidades de todo Brasil e CENEX dada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), podendo ser utilizada na própria UFMG, como em outras universidades como PUC Minas, UFOP, CEFET Minas, entre outras.

Em ambos os cursos, o foco é trabalhar a leitura em profundidade direcionada à sua prova. Como isso é feito, então?

O início está em adentrar nos pormenores do texto e analisar como o autor constrói a sua argumentação. Assim, torna-se possível enumerar as várias possibilidades de leitura que as palavras empregadas no texto adquirem em determinados contextos.

E qual não é a surpresa em transformar o entendimento na língua inglesa em algo compreensível no português que lhe proporcionará responder com mais assertividade às questões dos testes de mestrado e doutorado.

É isso que ensino no Inglês para Prova® criado em 2005. De lá para cá, temos obtido a aprovação de 80% dos nossos alunos seja na ANPAD, CENEX e os outros mestrados e doutorados ao longo do país ( UFMG, USP, UFES, UFRS, CEFET, entre outras).

Se você vai prestar provas específicas, nada mais natural do que ter um conhecimento específico sobre o assunto. É o que levamos aos nossos alunos.

Assim, deixo para você a pergunta que o Mestre dos mestres fez aos seus seguidores e que se encaixa muito bem neste contexto.

Ele pergunta: “o que buscais?”

Procure responder sempre essa pergunta e saberá qual melhor caminho para você neste momento. 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ler todos os comentários
Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Mestre em Estudos Linguísticos e especialista em provas para ANPAD, Cenex e outras provas de mestrado e doutorado desde 2005.

Pegadinhas ANPAD

ebook-anpad

Curso ANPAD

Curso ANPAD

Curso totalmente especializado na prova de inglês da ANPAD.
Quero conhecer

Curso CENEX

Curso CENEX

Curso especializado por área (Exatas, Biológicas e Humanas) visando à prova do CENEX.
Quero conhecer

Curso Gramática e Leitura

Curso Gramática e Leitura

Curso com ênfase na base estrutural para ler textos em inglês.
Quero conhecer