Dicas de alimentação para te ajudar no dia da prova

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O que você come na véspera (e no dia) da prova influencia no seu resultado; veja algumas dicas de como sua alimentação pode ser uma aliada ao seu desempenho e garanta uma excelente prova!

Dia de prova costuma ser sempre aquele mesmo estresse: conferir o local; separar o material; comprar aqueles snacks para comer durante a prova; (tentar) ter uma boa noite de sono, e por aí vai, afinal, o check-list é grande e, com certeza, necessário.

O que alguns deixam de lado, no entanto, é o cuidado com a alimentação.

Aquilo que você ingere na véspera e no dia da prova tem reflexo direto no seu resultado, já que você vai ficar cerca de 3 a 4 horas dedicando seu corpo, mente e espírito para a resolução das questões.

E de onde vem a energia para fazer isso tudo funcionar?

Ela vem do nosso próprio corpo, daquilo com que fomos nos alimentando; por isso, nada melhor do que o cuidado com o que comemos nos dias que antecedem a prova.

Na véspera e no dia da prova não são momentos para experimentar guloseimas novas, excesso de doces e gorduras. Deixe tudo isso para o dia seguinte ou para o próximo final de semana.

Para te ajudar ainda mais, descrevo abaixo algumas dicas para que você não tenha problemas causados por aquilo que comeu.

 Se a prova for de manhã

• No café da manhã coma frutas, cereais integrais como aveia ou quinoa que fornecem energia de absorção lenta e não te deixará com sono momentos depois. Iogurte com frutas e castanhas ou mesmo uma omelete com tomate, queijo e suco são boas pedidas.

• Evite alimentos laxativos como mamão, ameixa, figos e óleos. Eles podem causar diarréias e desconfortos intestinais.

Se a prova for à tarde

• Evite ingerir refeições em grande quantidade ou comer alimentos muito gordurosos, pois demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono e mal-estar.

• Prefira os alimentos leves como peixe e salada.

• Não experimente nenhum alimento desconhecido. Esqueça as novidades.

• No dia da prova não invente moda. Nada de comer em locais muito diferentes do seu habitual ou comprar uma novidade da indústria alimentícia. Atenha-se ao que já está acostumado para você não correr o risco de passar mal na hora da prova.

Na hora da prova

• Evite alimentos estimulantes como chocolate e café. O excesso pode deixá-lo mais agitado, irrequieto e nervoso.

• Não se esqueça da água. Ela é fundamental para que todas as reações químicas ocorram, além de reduzir a fadiga e ajudar o cérebro a trabalhar. Leve uma garrafinha com você.

Lembre-se também de que o dia anterior à prova é tão importante quanto o próprio dia da prova. Nesses dois dias, você não deve alterar sua rotina e hábitos.

Sempre é melhor continuar fazendo o que tem costume para não contar com surpresas desagradáveis.  

Uma outra dica é não “inventar” fazer exercícios físicos na véspera, principalmente se estiver parado há muito tempo.

Seu corpo pode, além de experimentar reações e dores adversas, desenvolver um cansaço que pode comprometer seu rendimento e disposição durante o tempo que precisará se concentrar na prova.

Take care of yourself!

Essa é a minha mensagem para você.

Fonte pesquisada: CTA Assessoria Esportiva

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Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Mestre em Estudos Linguísticos e especialista em provas para ANPAD, Cenex e outras provas de mestrado e doutorado desde 2005.

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