Entenda por que a fluência no inglês não faz de você um aprovado na ANPAD

fluencia-ingles-anpad

Domínio, fluência e desenvoltura na língua inglesa não são sinônimos de aprovação na ANPAD; com várias “pegadinhas”, a prova precisa ser realizada com estratégias de leitura, interpretação e vocabulário específicos.

Ensino inglês para ANPAD desde 2005 e tive experiência com vários tipos de alunos, quando boa parte deles chega até mim após fazerem a prova e obterem nota muito baixa. 

Até aqui tudo bem, se não fosse o fato de muitos desses alunos terem um nível intermediário ou mesmo avançado na língua inglesa. Estranho isso, não? 

Então, preste muita atenção, pois este pode ser também o seu caso! 

Afinal, após todos esses anos de prática no ensino da língua inglesa para a prova da ANPAD, concluí que não basta o candidato ter um bom nível de inglês, ter estudado fora e possuir uma experiência rica com o inglês de viagem e conversação.

A grande verdade é que a prova de inglês da ANPAD, além de muito bem elaborada e repleta de pegadinhas, requer muito mais do que a simples fluência na língua. 

O que muitos candidatos desconhecem é que a prova de inglês da ANPAD não avalia somente o nível de inglês do aluno. 

Ela afere também conhecimentos específicos que não são obtidos, muitas vezes, em cursos tradicionais e tampouco (com raras exceções) na vida cotidiana daqueles com familiaridade no inglês. 

Os textos – de onde são elaboradas as questões, interpretações e pegadinhas – são retirados de fontes específicas: seções de jornais, revistas científicas e textos acadêmicos que, muitas vezes, não refletem na área específica de conhecimento do aluno.

E, mesmo se o fosse, o vocabulário desses textos é também peculiar, o que torna a interpretação mais difícil. 

Muitos dos alunos não têm o costume de ler textos de revistas ou sites acadêmicos: daí a frustração gerada uma vez que a maioria não consegue obter os pontos exigidos para aprovação. 

Prova disso é que pedi a um grande amigo para baixar o e-book que escrevi sobre as pegadinhas da prova de inglês da ANPAD (se você é um candidato à prova, sugiro que também o baixe clicando no banner do lado direito deste post). 

Meu amigo me visitou em Raleigh (Carolina do Norte), quando estava morando lá, e pude constatar sua fluência e desenvoltura no inglês: superficialmente falando, a prova de inglês da ANPAD jamais seria um problema para ele. 

O resultado obtido por ele não foi diferente do que eu previ. Ele se enquadra na minha estatística de que todo aluno que já sabe inglês acredita que vai alcançar mais de 60% na prova e ser aprovado. 

Ele me disse depois: “Juliana, fiquei muito decepcionado com minha nota. Sinceramente, esperava fechar a prova, pois nunca tive problemas com inglês”. E concluiu: “Não só é uma prova complexa, como o tempo também não é suficiente.” 

“Quando vi os minutos passando e eu ainda estava na primeira questão, tive que mudar de estratégia. Em algumas questões, nunca tinha visto a palavra mencionada no enunciado”, relatou. 

Essa é, portanto, uma realidade: pessoas que se sentem mal por não conseguirem os 60%, mesmo tendo um excelente nível de inglês, tendo que esperar mais alguns meses para fazer a próxima prova. 

No caso do meu amigo, ele teria sido aprovado, pois fez 6 das 10 questões (sem levar em conta que a última ele fez após o tempo permitido).

Obter, pelo menos, 60% na prova de inglês, e em todas as outras disciplinas, é a porta de entrada para o mestrado ou doutorado que no final das contas vai possibilitar melhores salários, recolocação profissional, mudança de profissão, segurança já que muitos são professores em faculdades e precisam da titulação, e até uma melhoria salarial na aposentadoria.

Muitos pleiteiam conseguir bolsa de estudo; outros planejam cursar o mestrado em universidades consideradas top no Brasil, como USP, FGV, que requerem uma pontuação alta no teste em geral. 

Seja qual for o seu motivo, o seu sonho não pode ficar à mercê de uma nota baixa na prova de inglês. 

Você, candidato ou interessado em fazer o teste ANPAD, não pode jamais se esquecer de que a prova de inglês não avalia apenas o conhecimento linguístico, mas se você sabe ler, compreender e interpretar o que está lendo. 

Diante isso, te convido a baixar meu e-book com as 10 pegadinhas mais maliciosas da prova de inglês da ANPAD e avaliar, você mesmo(a), como está o seu conhecimento técnico e de interpretação do inglês! 

Vamos testar?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ler todos os comentários
Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Mestre em Estudos Linguísticos e especialista em provas para ANPAD, Cenex e outras provas de mestrado e doutorado desde 2005.

Pegadinhas ANPAD

ebook-anpad

Curso ANPAD

Curso ANPAD

Curso totalmente especializado na prova de inglês da ANPAD.
Quero conhecer

Curso CENEX

Curso CENEX

Curso especializado por área (Exatas, Biológicas e Humanas) visando à prova do CENEX.
Quero conhecer

Curso Gramática e Leitura

Curso Gramática e Leitura

Curso com ênfase na base estrutural para ler textos em inglês.
Quero conhecer