O tempo da prova ANPAD é suficiente?

tempo-teste-anpad

 A queixa dos alunos é sempre a mesma: diante da complexidade das questões da prova de inglês da ANPAD, o fator tempo acaba sendo o principal inimigo para a aprovação.

Digo sempre aos meus alunos que um dos maiores inimigos para o sucesso no teste ANPAD é o tempo para resolver as questões.

Se você foi um desses que realizou o teste, sabe do que estou falando.

Se é novato por aqui, preste bastante atenção: por melhor que seja o seu inglês não subestime o seu relógio, pois, quando você “assustar”, mal terá tempo para preencher o gabarito.

A opinião dos alunos é quase sempre a mesma: o tempo para fazer a prova é curto, os textos são longos, difíceis e a constatação quando matriculam-se no Inglês para Prova® é a mesma: “me dei mal, professora!”.

Reclamam do vocabulário, do enunciado das questões, da dificuldade em formar uma resposta. Mas a principal constatação é quase unânime: “Mesmo que eu soubesse tudo, o tempo não teria sido suficiente”, relatam.  

 O que fazer, então?

De fato, o que acontece é que eles ficam frustrados por não estarem realmente preparados para lidar com o tempo curto.

Some-se a isso a intensa ansiedade gerada e agravada pelo constante tic-tac do relógio (mesmo que seja psicológico).

É preciso ficar atento e saber gerenciar as emoções, já que a má administração do tempo, além de causar ansiedade, traz consigo uma maior probabilidade de erros na hora de preencher o cartão de respostas; ou seja, você acaba perdendo pontos de graça!

Tudo isso gera frustração e descontrole, principalmente nos momentos finais, quando muitos dão a guerra por vencida e começam a responder de qualquer jeito.

Se você não souber lidar com a pressão do tempo e seu gerenciamento, até mesmo o seu corpo pode vir a sofrer com isso, por receber toda essa “carga” da prova!

O melhor remédio para isso é saber lidar com o inimigo; ou seja, compreender como trabalhar com o tempo a seu favor.

Há várias possibilidades que envolvem essa questão e uma delas está em adaptar o tempo às características pessoais de cada aluno.

Há, por exemplo, aquele perfil de aluno que possui um bom conhecimento de inglês, mas tem como característica ser calmo para fazer toda a prova. Ou, seja, ele lê tudo com calma percebendo cada detalhe.

Esse perfil de aluno geralmente fica muito ansioso quando o tempo está contra ele.

Então, a estratégia que utilizo é delimitar com este aluno o número de questões que ele necessita para passar: por exemplo, se a prova tiver 15 questões, foque em acertar 9. E assim, poderá “chutar” todo o restante, quando não teria tempo para resolvê-las.

Outra forma para driblar o fator tempo está em elaborar uma boa estratégia para a prova. Isso é possível quando o aluno arquiteta uma meta de acertos de número de questões resolvidas num espaço de tempo definido.

Isso não quer dizer que rapidez seja sinônimo de eficácia.

O que sugiro aqui é apenas focar a atenção no número de questões alvo da meta: com isso, o tempo acaba ficando maior para se resolver esse número X de questões, em que o aluno será capaz de colocar em prática toda sua capacidade de entendimento e interpretação não para todas as questões da prova, mas para aquelas definidas na meta principal.  

Transformar esse inimigo tempo a seu favor é algo que aplico diariamente com meus alunos no curso Inglês para Prova® ANPAD, especificamente criado para ensinar e praticar estratégias que gerem o maior número possível de condições de êxito para o aluno.

Não raro, tenho muitos feedbacks nesse sentido, quando meus alunos comentam que terem compreendido todas essas estratégias, principalmente para driblar o tempo, trouxe não só tranquilidade, mas a segurança para fazer uma prova bem elaborada com recursos que possibilitaram olhar para o relógio sem aquela sensação de pânico!

Depois de lido esse texto está na hora de treinar o seu tempo para fazer a prova.

Como?

Baixando aqui o e-book As 10 pegadinhas mais maliciosas da prova de Inglês da ANPAD

Aproveite também para ler outras dicas sobre o teste ANPAD aqui no blog.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ler todos os comentários
Juliana Guimarães

Juliana Guimarães

Mestre em Estudos Linguísticos e especialista em provas para ANPAD, Cenex e outras provas de mestrado e doutorado desde 2005.

Pegadinhas ANPAD

ebook-anpad

Curso ANPAD

Curso ANPAD

Curso totalmente especializado na prova de inglês da ANPAD.
Quero conhecer

Curso CENEX

Curso CENEX

Curso especializado por área (Exatas, Biológicas e Humanas) visando à prova do CENEX.
Quero conhecer

Curso Gramática e Leitura

Curso Gramática e Leitura

Curso com ênfase na base estrutural para ler textos em inglês.
Quero conhecer