Criado em 1987, o Teste ANPAD permite o ingresso de estudantes nos cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis
Segundo informações extraídas da própria instituição, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) atua na promoção do ensino, pesquisa e produção de conhecimento dentro do campo das ciências administrativas, contábeis e afins no Brasil.
Congrega programas de pós-graduação stricto sensu, representando os interesses das instituições filiadas junto à opinião pública e atuando como órgão articulador dos interesses dos programas perante a comunidade científica e os órgãos governamentais responsáveis pela gestão da educação e desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país.
Foi criada em 1976, a partir da iniciativa dos oito programas de pós-graduação então existentes no Brasil, a ANPAD é hoje o principal órgão de interação entre programas associados, grupos de pesquisa da área e a comunidade internacional.
Para homogeneizar o ingresso de estudantes nos cursos de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis, a instituição criou, em 1987, o Teste ANPAD.
Ele é um exame de proficiência que avalia conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa, bem como habilidades de raciocínios lógico, quantitativo e analítico.
De acordo com o site, a opção por provas envolvendo esses conhecimentos teve por objetivo avaliar o desempenho dos interessados independentemente da sua graduação, permitindo que estudantes de quaisquer áreas tenham igual condição e oportunidade de avaliação quanto aos conhecimentos exigidos.
A própria instituição é responsável pela aplicação do teste, que é nacional e padronizado, e conta com aproximadamente 156 instituições usuárias do teste, como por exemplo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas abrangendo 22 Estados desde o Amazonas ao Rio Grande do Sul.
A partir da edição de março de 2020, o Teste ANPAD passou a ter duas orientações: acadêmica e profissional.
O teste ANPAD orientação acadêmica é composto pelas seguintes provas: raciocínio lógico/raciocínio quantitativo, raciocínio analítico, português e inglês.
Já no teste ANPAD orientação profissional fazem parte as disciplinas de português e inglês, além de casos interdisciplinares e métodos de mensuração e análise de dados.
O formato da prova de inglês vem mudando ao longo dos anos, mas os textos continuam sendo artigos tirados de journal ou de revistas da área como BBC, Newsweek, The Economist.
A prova atual é no formato online e utiliza um software chamado Proctoring. Você sabe o que é e como funciona? No vídeo abaixo, eu vou te apresentar o Proctoring.
A maioria dos candidatos reclama do tempo, que acaba sendo curto para a resolução de todas as questões. Sobre esse tema, escrevi um post que você pode ler aqui no blog, com algumas dicas de como otimizar melhor o relógio para resolver todas as questões.
Ao longo de todos esses anos de ensino de inglês para mestrado e doutorado, posso dizer que a prova de inglês da ANPAD é bem elaborada exigindo não apenas o conhecimento estrutural da língua, mas também a capacidade de compreender e interpretar o que se está lendo.
O sucesso depende da preparação, que precisa ser específica e direcionada por um bom profissional de inglês, que saberá ter um olhar mais crítico das possíveis deficiências e necessidades do aluno para a resolução das questões propostas na prova.
Tudo isso é focado no curso Inglês para Prova® ANPAD.
Para saber mais, visite nossa página ANPAD.















