Dicas e notícias

Informações úteis para quem está se preparando para as provas de inglês.

Teste ANPAD

Este teste é aplicado desde 1987 e tem sido utilizado em processos de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Administração e Ciências Contábeis. O teste é nacional, padronizado, sendo aplicado pela própria associação – ANPAD.

A Associação conta aproximadamente com 63 instituições usuárias do teste, como por exemplo, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e abrange 18 Estados desde o Amazonas ao Rio Grande do Sul.

O teste ANPAD é composto pelas seguintes provas: raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, raciocínio analítico, português e inglês. A prova de inglês é atualmente composta por 2 ou 3 textos: uma introdução ou um abstract do artigo de pesquisa e dois artigos reduzidos provenientes de alguma revista da área como Business Week, Newsweek, The Economist. A prova consta de 20 questões de múltipla escolha, sendo em sua maioria questões de interpretação do texto. As provas de inglês e português são entregues juntas, e o candidato tem 100 minutos para resolvê-las. Caso o aluno divida o tempo pela metade, então, ele terá 50 minutos para a prova de inglês.

O objetivo geral da prova de inglês é “[...] determinar se o candidato possui conhecimentos suficientes que lhe permitam a leitura e a compreensão de textos escritos nesse idioma. Dentre outras habilidades, o candidato deve ser capaz de:

1- inferir, através do contexto e dos mecanismos de formação de palavras, o significado de vocábulos desconhecidos;

2- identificar marcadores explícitos de coesão, conseguindo, assim, estabelecer conexões de sentido entre períodos e parágrafos;

3- interpretar afirmações implícitas no texto, ao acompanhar a argumentação oferecida pelo autor”.

 

Fonte: http://www.anpad.org.br/teste.php